sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fiz a endoscopia!

Medicina... ah, a medicina! A medicina nos proporciona maravilhas, tais quais a maravilha de ser sedada com midazolam (vulgo Dormonid) e depois ter um tubo enfiado goela abaixo. Poisé, a minha esperada endoscopia digestiva foi ontem. À exceção do detalhe que eu e mamis chegamos lá às 8 horas, já que eu havia marcado pras 8 e meia mas a atendente me ligou pedindo pra eu ir meia hora mais cedo, e fomos recebidas às 9 e meia, correu tudo muito bem. O engraçado é que, pra mim, durou 5 minutos. Minha mãe disse que foram uns vinte. Nem lembro da minha pobre mãe na sala de exame. Droguinha boa! Só lembro que me babei, e muito. Lembro do meu braço arder. Quando saí da clínica, havia uma mancha enorme na região que foi puncionada. Alguma coisa teve. Mas eu tava tão feliz de não ter um carcinoma, que uma ronxa no braço era fichinha!


Eis o laudo: hérnia de hiato por deslizamento. Algo como a junção esôfago-estômago não estar no lugar certo, e como essa junção é tipo uma válvula, que não deixa alimento voltar à boca (é inclusive por isso que podemos comer até de cabeça pra baixo e a comida não volta), há um pouco de refluxo.


Preciso reconhecer humildemente que, das fotos, NÃO ENTENDI NADA. Dei até uma olhadela no livro de anatomia, mas não adiantou necas. A primeira foto até parece ser de um esôfago, mas digo logo que não tenho a mínima certeza disso. Aliás, de poucas coisas eu tenho certeza. Cada dia tenho menos certeza de tudo. A gente vai ficando velho e vai mudando o modo de enxergar tanta coisa, que quando eu chegar nos 40 anos devo ser uma pessoa totalmente diferente do que eu era com 15. Haja terapia!

Eu já disse que eu amo o que eu faço?

Nenhum comentário: