domingo, 1 de janeiro de 2012

Internato, seu lindo!

Mal estou podendo acreditar que 3 anos e meio de faculdade se passaram e cá estou eu, à beira do primeiro dia de internato. Os posts no Facebook do pessoal da minha sala só fazem menção a esse assunto, e normalmente o próprio vem acompanhado da palavra MEDO. Confesso, já senti muito medo do internato. Hoje mesmo minha prima me perguntou: "tu não tem medo de matar ninguém não"? E o mais engraçado é que isso é uma coisa em que já pensei muito no decorrer da minha vida acadêmica, mas mesmo assim eu não sabia o quê responder. Por mais que realmente haja a possibilidade de se de matar alguém, que de certo modo nunca tantos pacientes dependeram tanto da gente como dependerão nessa nova fase da faculdade de medicina, eu estou maravilhosamente empolgada com a chegada dela. Não, eu não estou com medo! Acredite se quiser!


(estudando ossinhos na sala de anatomia, no primeiro semestre, há bons 3 anos e tanto)

Dentre as duas opções de hospital que nós, estudantes da UECE, tínhamos para escolher cursar o famigerado internato, havia a perto e a longe. O hospital enorme e o mixuruca. O da unidade de AVC moderninha e o que era maternidade antes e foi reformado aos trancos e barrancos pra ser hospital. E adivinha qual eu escolhi? O do centro da cidade, mais precisamente em frente ao Beco da Poeira (que ótima referência!), o pequenininho, o que é referência em obstetrícia mas tem um centro cirúrgico minúsculo. Ele mesmo, que por sinal é mais conhecido no meio acadêmico pela carinhosa alcunha de Senzala. Sim, eu ESCOLHI isso, junto com uma minoria da minha turma. O motivo, só Deus sabe. O que eu sei é que, lá, meu coração bate muito mais forte do que em qualquer outro hospital. Vou ter que acordar todo dia às 6, vou trabalhar feito burro de carga, e diga-se de passagem sem receber NADA em dinheiro por isso, vou gastar algumas dezenas de reais por mês de estacionamento por lá. Mas sabe aquela sensação de "passei no vestibular, minha vida começa agora"? Taí. Estou sentindo quase isso. Cheguei até aqui, então eu agora vou pelo caminho mais árduo, no entanto mais educativo. Sim, é hora de engrossar o couro!

E, junto, com o internato, vem as aulas do Medcurso, toda quarta-feira, pra me lembrar que, em dois anos, estarei eu junto com mais centenas de coleguinhas de todas as faculdades de medicina do Ceará e quem sabe até de fora do estado, fazendo prova de residência médica. Outro vestibular, pode acreditar. Isso tudo mostra que, mais do que nunca, está chegando a hora de ser adulta. Agora é a hora de dizer: ou vai, ou racha. E a minha escolha é: VAI!

Internato, pode chegar com tudo, seu lindo!

Nenhum comentário: